e
 
 
 
  Arte e Cultura
  Esporte
  Cidade
  Educação
  Eventos
  Humor
  Entrevista
  Galeria Virtual
  Saúde
  Meio Ambiente
  Política
  Anuncie
  Expediente
 
 
  Projeto tem bom número de espectadores na Paraíba
Orlando Junior
       
             Com uma exibição na cidade de Cabedelo na última quinta-feira (28), chegou ao fim a sexta temporada do projeto Cinema BR em Movimento na Paraíba. Acontecendo em todos os estados da federação desde o ano 2000, o projeto visa difundir o cinema brasileiro, levando filmes a comunidades que por motivos econômicos ou geográficos, estão fora dos grandes centros de exibição.

             Em seis anos de atuação, o projeto já atingiu mais de um milhão de espectadores nos dois circuitos - Comunitário e Universitário -, com a exibição de 55 títulos, entre eles, 40 longas-metragens. O sucesso da iniciativa é decorrente da implantação das políticas de patrocínio implantadas pela Petrobrás Distribuidora, através do programa Petrobrás Cultural, de incentivo continuado a projetos voltados para o fortalecimento e acesso das populações a seus bens culturais. Graças a essa política, o Cinema BR em Movimento percorreu 535 municípios, realizando 6.757 sessões, que chegaram a 1.599 comunidades e 299 universidades, promovendo debates em 90% delas.
                                                                                                         

             Na Paraíba o projeto, no Circuito Comunitário, percorreu nesse ano 19 cidades em 67 sessões que juntas somaram um público superior a mais de seis mil espectadores. Em 2005 a grande novidade foi à realização de dois circuitos de exibição: um na região do Sertão que englobou quatro cidades (Junco do Seridó, Santa Luzia, Várzea e São José do Sabugi) e outro na região do Cariri que compreendeu as cidades de Congo, Sumé, Monteiro, Serra Branca, São João do Cariri, Cabaceiras e Alcantil.

             Nesse ano o projeto exibiu no Circuito Comunitário os filmes CiniGibi - Uma Aventura com a Turma da Mônica de José Márcio Nicolosi, Como Fazer um Filme de Amor de José Roberto Torero, Uma Onda no Ar de Helvécio Ratton e Cristina quer Casar de Luís Vilaça. Em seis anos de atuação na Paraíba o projeto já realizou 220 sessões que juntas fizeram um público de mais de 18 mil pessoas, percorrendo 22 cidades paraibanas.

             O projeto Cinema BR em Movimento foi pioneiro na idéia de exibir filmes para comunidades e universidades. Graças ao sucesso da iniciativa, instituições como o Serviço Social do Comércio (SESC) e a Fundação Cultural de João Pessoa (FUNJOPE), parceiras do projeto no estado, criaram também seus projetos de exibição. Cada um com uma peculiaridade que lhe é bem particular.


           
Publicidade
 

2005 © Todos os direitos resernados. Escrita Livre. Site desenvolvido por Diego Rodrigues, com colaboração de Aderbal Nunes.