Arte e Cultura
  Esporte
  Cidade
  Educação
  Eventos
  Humor
  Entrevista
  Galeria Virtual
  Saúde
  Meio Ambiente
  Política
  Anuncie
  Expediente
 
 
  Teatro para a vida
Orlando Junior
       
             Numa reunião de trabalho do Núcleo de Teatro Universitário (NTU) da Universidade Federal da Paraíba, a atriz arte-educadora
Mônica Macedo quis saber o porque de, até aquela data, o núcleo só oferecer cursos para adultos! Foi com essa indagação que nasceu o Curso de Teatro para Crianças e Adolescentes, que nesse ano está completando 16 anos de existência.

             “O curso tem como proposta tirar a criança do marasmo das férias de janeiro para oferecer uma atividade criativa, cultural, voltada para o teatro durante todo esse período. Através de jogos, brincadeiras e recreação vamos ensinando aos alunos a arte do teatro”, diz a idealizadora e coordenadora do curso Mônica Macedo.
                                                                                                         

             A procura nesses anos tem sido muito grande, a ponto da estrutura física do NTU não suportar tantos escritos. Só nesse ano são mais de cinqüenta e entre esses, quatros adolescentes vindos das cidades de Juarez Távora e Monteiro. “São jovens que chegaram aqui com a maior ansiedade de conhecer mais sobre teatro, então nós abrimos as portas, os alojamos na nossa pousada e eles estão participando desse curso e aprendendo mais sobre teatro”, fala Mônica.

             Numa época onde anônimos se transformam em celebridades da noite para o dia, uma das preocupações dos organizadores é não alimentar, nos participantes, a fantasia ilusória da fama. “Algumas crianças acham que vão virar artistas famosos e isso na nossa realidade aqui na Paraíba é ilusório, então nós não alimentamos esse sonho, a gente quer, muito mais que artistas, formar pessoas que pensam arte, que vão a teatro, queremos foram platéias”, finaliza a diretora.

             Os espetáculos, fruto do curso, serão apresentados a comunidade hoje e amanhã, sempre às 17 horas no Teatro Lima Penante, ao preço simbólico de dois reais. Nesse ano os professores que ministraram o curso foram os alunos de artes cênicas da UFPB Flávio Ramos e Juliana Marques, a atriz, dramaturga e arte-educadora Valeska Picado e a bailarina e coreógrafa Rosa Cagliani.


           
Publicidade
 

2005 © Todos os direitos resernados. Escrita Livre. Site desenvolvido por Diego Rodrigues, com colaboração de Aderbal Nunes.