Arte e Cultura
  Esporte
  Cidade
  Educação
  Eventos
  Humor
  Entrevista
  Galeria Virtual
  Saúde
  Meio Ambiente
  Política
  Anuncie
  Expediente
 
 
  Exposição itinerante
Orlando Junior
       
             Uma exposição itinerante, mostrando a obra de Pedro Américo, um dos artistas plásticos mais importantes do Brasil, está em cartaz na Praça Pedro Américo, no centro de João Pessoa, até o dia 28 de outubro. A mostra, em homenagem ao centenário de falecimento do artista, é resultado de uma parceria firmada entre um banco federal e uma instituição não governamental local.

             “Essa mostra retrata a importância desse pintor paraibano para o Brasil e para o mundo. Ela vai ficar em cartaz por 15 dias aqui na praça”, diz Márcio José da Silva, monitor da exposição. A mostra vai percorrer ainda as cidades de Campina Grande, Patos, Souza e Areia, a terra natal do artista.

             A iniciativa da mostra é importante pois apresenta a população um artista mundialmente conhecido, mais pouco conhecido dos paraibanos. “Eu mesma nunca tinha ouvido falar dele, e nem sabia que é paraibano de nascimento, mas fico feliz em saber que em nosso estado nasceu um artista talentoso desse”, contou a dona de casa Estefânia Santos Silva de 55 anos.

             A exposição é composta por diversos trabalhos do artista, todos impressos em banners de diversos tamanhos. Lá é possível ver seus principais trabalhos como O Grito do Ipiranga, A Batalha do Avaí e Paz e Concórdia entre outras.

             Pedro Américo nasceu em Areia no interior da Paraíba. Desde cedo mostrou interesse pela pintura e seguiu essa carreira contra os desejos do pai. Com a ajuda do Imperador Dom Pedro II conseguiu ingressar na Escola de Belas-Artes. Cursou a Universidade de Sorbonne na França e se formou também em Ciências pela Universidade de Bruxelas, na Bélgica. O artista morreu em 1905 na cidade italiana de Florença.


           
Publicidade
 

2005 © Todos os direitos resernados. Escrita Livre. Site desenvolvido por Diego Rodrigues, com colaboração de Aderbal Nunes.