Arte e Cultura
  Esporte
  Cidade
  Educação
  Eventos
  Humor
  Entrevista
  Galeria Virtual
  Saúde
  Meio Ambiente
  Política
  Anuncie
  Expediente
 
 
  Padaria escola
Orlando Junior
       
             Fundada em dezembro de 1987 a Padaria Escola Nosso-Pão surge com o objetivo de proporcionar a adolescentes, provenientes de unidades de reeducação ou de menores de baixa renda, que vivem abaixo da linha da miséria, a oportunidade de aprenderem um ofício.

             Oferecendo cursos de panificação e pastelaria, a padaria-escola é uma oportunidade única na vida de adolescentes que por diversos motivos são excluídos do convívio social. “A adolescência é uma fase muito difícil e hoje em dia existe uma carência da presença e da preparação dos pais junto aos adolescentes, então esse tipo de instituição, que está também amparado com educadores, pedagogos e psicólogos, dá um apoio aos adolescentes em todos os aspectos de sua vida”, diz a Gerente Geral da instituição Tatiana do Amaral Carneiro Cunha.
                                                                                                         

             Além desse apoio que recebem, o aluno também recebe uma ajuda de custo, no valor de Cem Reais e vales-transportes. “O aluno aprende também a ter responsabilidades com seu dinheiro, com suas obrigações de cumprir horário, de conservar o fardamento, e a manter um tratamento cordial com o colega de trabalho. Ele aprende também a obedecer ordens e a cumprir regras, porque eles estão subordinados a uma direção. Para alguns deles, é a primeira vez que eles mantem contato com um mundo em que há hierarquias”, fala a Gerente.

             A Padaria-Escola Nosso Pão é mantida pelo Governo do Estado e está subordinada a Secretaria de Ação Social (SETRAS), através da Fundação de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente (FUNDAC). Os recursos advêm também da venda dos produtos que fábrica para hospitais, maternidades e a própria comunidade. A nova administração planeja aumentar o número de alunos inscritos já que atualmente são duas turmas de 12 alunos por ano. “Pretendemos aumentar o número de alunos por turma para 20 e diminuir a duração dos cursos para quatro meses, já que atualmente eles duram seis meses”, explica Tatiana.

             Para o menor W. G. N, de 17 anos a oportunidade na padaria-escola é única! “Espero que com o trabalho que eu estou aprendendo aqui, eu consiga arrumar um emprego que me garanta viver uma vida melhor. Meu trabalho aqui é muito bom, eu gosto bastante”, finaliza W. G. N.


           
Publicidade
 

2005 © Todos os direitos resernados. Escrita Livre. Site desenvolvido por Diego Rodrigues, com colaboração de Aderbal Nunes.