Cidade de Bananeiras

UFPB institucionaliza a Incubadora de Empreendimentos Populares Solidários (INCEPS)

Jaiany Araújo
(aluna da oficina de webjornalismo)


             Após um período de discussão entre professores da Universidade Federal da Paraíba – UFPB foi institucionalizada a Incubadora de Empreendimentos Solidários – INCUBES, em setembro de 2001, subordinada à Copac, órgão da Pró-Reitoria de Ação Comunitária (extensão) – PRAC.

             No campus de João Pessoa, a Incubadora participou como assessora secundária de uma feira agroecológica; deu assistência pontual a um grupo de costureiras e outros de artistas que tinham o intuito de formar uma cooperativa; administrou dois cursos de extensão em tópicos da economia solidária; iniciou uma série de palestras e debates chamada “Economia Solidária em Debate”. No campus de Bananeiras a Incubadora fundou a UNICAMPUS (Cooperativa dos Alunos do CFT), cujo objetivo era capacitar os alunos no controle da produção dos setores produtivos do CFT.

             Percebendo a necessidade de dar um salto de qualidade, a INCUBES ministrou seu segundo curso de extensão, sobre metodologia de incubação popular, em maio de 2003 este curso estimulou a participação de novos membros da Incubadora. Em seguida a equipe deu início à preparação de seu curso de sensibilização ou pré-incubação, seguindo a trilha já posta em prática por incubadoras mais antigas das duas redes universitárias, um trabalho que vem sendo bem encaminhado.

             Em janeiro de 2006 o Núcleo de Bananeiras tornou-se autônomo em relação a INCUBES, sendo criada em seu lugar a INCEPS. Com a missão de contribuir com o desenvolvimento da economia solidária através da implantação de empreendimentos solidários junto a grupos de produtores marginalizados dos processos de produção tipicamente capitalista, a INCEPS conseguiu encubar projetos como: Projeto de piscicultura em Borborema; Projeto de piscicultura em Bananeiras; Revitalização da pesca Artesanal em Bayeux e a Utilização da tecnologia de mandallas (horta circular) como meio de subsistência em Bananeiras, este em fase de desenvolvimento.

             O coordenador da INCEPS, professor Genyson Marques Evangelista, conta também com outros professores e estudantes da UFPB, onde atua recebendo também apoio de estudantes de outras instituições.


 

 

 

Cobertura
Patrocinio
Realização
Apoio Cultural
 
Desenvolvido por Diego Rodrigues