Arte e Cultura
  Esporte
  Cidade
  Educação
  Eventos
  Humor
  Entrevista
  Galeria Virtual
  Saúde
  Meio Ambiente
  Política
  Anuncie
  Expediente
 
 
 A Legítima Expressão da Cultura de Um Povo
kywza Fideles

Eventos Pitorescos de Cabaceiras

         
Você já ouviu falar em um "esporte" chamado Disparajegue, em algo conhecido como Fórmula Bode ou em uma atividade batizada como Pega Bode? Não? Então conheça agora. Venha a Cabaceiras, no Cariri paraibano, ver de perto, porque isso só existe lá.

         
O III Disparajegue é uma corrida de jumento, na qual é selecionado um determinado número de participantes. Como é sempre alta a quantidade de pessoas inscritas, a competição efetiva-se com várias baterias ou etapas, uma espécie de peneira, cada uma com três jumentos acompanhados dos competidores. O vencedor passa por fases, e assim vai até chegar a final da disputa com apenas três finalistas. O cabra arretado que disparar com o jegue numa carreira só e chegar primeiro, ganhará o Disparajegue.

         
Esqueça a fórmula 1, e vamos prestigiar a Fórmula Bode. Esta é uma competição, na categoria cabrito, onde participam apenas adolescentes entre 12 e 13 anos. O menino monta no cabrito e acunha na carrera mais o bicho. O danado que fizer como Schumacher, ganha o primeiro prêmio (R$ 50,00), o que fizer como Barrichello fica com o segundo prêmio (R$ 30,00) e o chegar por último recebe um troféu.

         
Se alguém quer praticar um "esporte" de cabra valente é só vir participar do Pega Bode (categoria cabrito - 12 a 15 anos). Tem que ser muito macho pra segurar esse bode rei. O cabrito é solto numa espécie de curral e o competidor deve levar um tempo mínimo possível para pega-lo. Quem pegar o bode em menos tempo, ganha a competição.

         
Ainda tem mais descontração com o CONPIADA, segundo concurso de piadas da cidade. Além de tudo pode-se encontrar a conservação da cultura local através da manifestação das tradições, com a Cavalgada, onde vaqueiros de toda região cavalgarão até a igreja da para receber a benção e depois por toda Cabaceiras. É a legítima expressão da Cultura Popular!
Publicidade
 

2005 © Todos os direitos resernados. Escrita Livre. Site desenvolvido por Diego Rodrigues, com colaboração de Aderbal Nunes.