Arte e Cultura
  Esporte
  Cidade
  Educação
  Eventos
  Humor
  Entrevista
  Galeria Virtual
  Saúde
  Meio Ambiente
  Política
  Anuncie
  Expediente
 
 
 Semana Cultural de Cabaceiras recebe turistas estrangeiros

Orlando Junior

  
          “Viajar, conhecer países, ser outro constantemente...” essa estrofe do poema de Manuel Bandeira pode muito bem ser aplicado a espanhola Sara Jane que está participando como turista da 3ª Semana Cultural de Cabeceiras: “Estava em João Pessoa quando vi em um jornal da cidade que aqui estavam realizando uma semana cultural, não tive dúvidas, peguei o primeiro ônibus e estou aqui”, diz num português meio enrrolado. Sara nasceu em Barcelona e já conheceu vários países. Antes de chegar a João Pessoa estava no Ceará.

“Acho muito importante que uma cidade longe da capital possa fazer algo especial, porque é difícil ter isso durante todo o ano como nos grandes centros, e o interessante é que o povo participa ativamente. São trabalhos nas escolas, peças teatrais, concursos de piadas, isso mostra como a cidade está crescendo”, completa enfática.

Sara participou da oficina de Marcus Vilar sobre o processo de realização cinematográfica e achou a oficina interessante. Sara tinha uma visão dos diretores de cinema e depois que conheceu Marcus Vilar mudou essa visão. A espanhola achava que todo diretor de cinema era inacessível e vivia em um pedestal. “O Marcus é legal e não é uma diva”, diz. Para ela, diva quer dizer estrela prepotente.

Outra coisa que agradou Sara foi o concurso de piadas. Ela acha que é necessário que retirem da cultura esse ranço de coisa séria. Para ela, é muito importante que a cultura seja vista com humor: “Dentro de algumas culturas o humor é muito importante”, filosofa.

Um casal de jornalistas espanhóis também estavam na cidade. Acompanhados do fotografo Gustavo Moura, que estava ministrando uma oficina de fotografia, eles passearam pelas festas e tiraram fotos, inclusive do Lajedo de Pai Mateus.

A presença desses turistas espanhóis prova que Cabaceiras não conquistou apenas o Brasil, a cidade é conhecida no mundo inteiro! Outra prova disso e a presença anual de escandinavos. “Os escandinavos fogem do rigoroso verão europeu e vêem curtir férias aqui no sol de Cabaceiras”, dizem se divertindo, os habitantes.

Publicidade
 

2005 © Todos os direitos resernados. Escrita Livre. Site desenvolvido por Diego Rodrigues, com colaboração de Aderbal Nunes.