Arte e Cultura
  Esporte
  Cidade
  Educação
  Eventos
  Humor
  Entrevista
  Galeria Virtual
  Saúde
  Meio Ambiente
  Política
  Anuncie
  Expediente
 
 
  Cássio X Maranhão
Heron Cid
       
             Ainda falta quase um ano para as eleições. Mas na Paraíba os pretensos candidatos inauguraram precocemente o clima de disputa eleitoral em todos os recantos do nosso estado. A guerra que deveria ser travada somente a partir do período instituído pela Justiça Eleitoral, através do guia eleitoral, foi iniciada e o seu teor já anuncia o conteúdo do embate que se aproxima: a campanha tende a ser de ataques pessoais e as propostas de governo devem ficar em segundo plano.

             O governador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato à reeleição, tem “instalado” o governo em variadas regiões e leva consigo todo aparato governamental. A comitiva do governador nas cidades mais parece um bloco de cabos eleitorais em plena campanha política e os discursos oficiais caberiam melhor em cima de um palanque. Nesses eventos, o governador e aliados aproveitam para rebater, em tom áspero, acusações, provocações e denúncias da oposição.

             O senador José Maranhão, que é candidato desde quando foi eleito para representar o nosso estado na Câmara Alta do Congresso Nacional, também não fica por baixo. Mesmo sem ter os “benefícios” que o governador dispõe para angariar apoios políticos, o senador ararunense tem feito um périplo em cada “buraco” do estado, visitando lideranças, vereadores e prefeitos. O ex-governador não tem poupado críticas ao seu sucessor: adotou a tática do “pau na moleira” para tentar desgastar o seu adversário ao máximo.

             O clima é tão acirrado que bastou uma pesquisa de consumo interno ser divulgada na imprensa, nesta quarta-feira (30), dando conta da vitória de Cássio nas próximas eleições sobre Maranhão, perdendo, entretanto, em João Pessoa por 70 mil votos, para gerar reações contundentes dos maranhistas. O deputado federal Benjamim Maranhão, sobrinho do senador, disse que “os números apresentados pelos bajuladores do governador não dizem a verdade”.

             A hostilidade entre maranhistas e cassistas chegou a tal ponto que, em determinado momento, houve receio de setores do governo sobre a ida de Cássio a Guarabira, temendo possíveis protestos e agressões dos partidários de Maranhão na capital do Brejo paraibano, representados pela prefeita Fátima Paulino e seu marido Roberto Paulino, ex-governador. Aliviado por iniciativa pacífica da prefeita, Cássio foi a Guarabira e despachou assuntos de interesse da cidade em audiência com a chefe do Poder Executivo guarabirense.

             Esses são apenas alguns pequenos exemplos do cenário bélico implantado na Paraíba. O ano vindouro será recheado de brigas dos dois pelotões dominantes da política paraibana. Enquanto isso, a Paraíba contribui com míseros 0,9% do PIB (produto interno produto) nacional.


           
Publicidade
 

2005 © Todos os direitos resernados. Escrita Livre. Site desenvolvido por Diego Rodrigues, com colaboração de Aderbal Nunes.