Arte e Cultura
  Esporte
  Cidade
  Educação
  Eventos
  Humor
  Entrevista
  Galeria Virtual
  Saúde
  Meio Ambiente
  Política
  Anuncie
  Expediente
 
 
  Marizópolis: terra que mulher manda
Heron Cid

           Na cidade de Marizópolis, distante 480 km da capital, a mulher deixou de ser submissa apenas a função de coadjuvante da figura masculina. Acompanhando a evolução feminina em escala mundial, a pequena cidade paraibana de pouco mais de 6 mi habitantes, encravada no Alto Sertão, tem reservado espaços privilegiados à suas conterrâneas.

           Contrariando o machismo reinante na maioria das cidades sertanejas, Marizópolis é terra que mulher manda. A maior autoridade do município é uma mulher: a prefeita Alexciana Vieira (PTN), 23 anos, foi eleita com 63% dos votos, na última eleição. No cargo de vice, outra mulher: Elza Simões (PSDB).

           A “invasão” das mulheres em cargos públicos em Marizópolis não pára por aí. Semelhante ao Poder Executivo, a Câmara de Vereadores é comandada por duas mulheres.

           Depois de tensas articulações e desacreditada pelos “caciques” da política local, a vereadora Marizete Soares (PPS) conseguiu aglutinar apoio de seus colegas parlamentares e foi eleita por unanimidade para presidir o Poder Legislativo. Na chapa, eleita como vice-presidente, a vereadora Girluce Varelo (PP) consagrou a supremacia feminina na política marizopolense.

           Recém emancipada, a cidade localizada entre Sousa e Cajazeiras só respirou, até agora, três eleições municipais. Na Câmara, o menor número de representantes do sexo feminino foi no primeiro mandato, em 1997. Naquela legislatura, foram eleitas as vereadoras Marineide Aristides, Geralda Alexandre e Naide Lopes. Nos outros dois mandatos subsequentes, quatro mulheres vêm garantindo vaga nas bancadas.

           Na Câmara Municipal já foram eleitos seis presidentes. Desses, três foram mulheres. Atualmente, dos nove vereadores, quatro são mulheres. Além da presidente e vice, atuam no Poder Legislativo marizopolense as vereadoras Marineide Aristides (PSDB) e Ana Maria Carvalho (PMDB).

           E o poder delas vem se renovando. Marineide Aristides exerce hoje o seu terceiro mandato consecutivo, sendo a única, entre homens e mulheres, a ter conquistado essa condição. Já Marizete Soares, chega ao parlamento pela segunda vez seguida.
Publicidade
 

2005 © Todos os direitos resernados. Escrita Livre. Site desenvolvido por Diego Rodrigues, com colaboração de Aderbal Nunes.