Arte e Cultura
  Esporte
  Cidade
  Educação
  Eventos
  Humor
  Entrevista
  Galeria Virtual
  Saúde
  Meio Ambiente
  Política
  Anuncie
  Expediente
 
 
  Consult confirma favoritismo dos peemedebistas na Paraíba
Orlando Junior
       
             
Os números apresentados pelas últimas pesquisas publicadas no Jornal Correio da Paraíba confirmam o que se ouve pelas ruas: os candidatos do PMDB ao governo (Maranhão) e ao senado (Ney), a preço de hoje, estariam eleitos. De acordo com os dados da Consult, empresa responsável pela pesquisa, Maranhão continua estável no patamar dos 46% das intenções de votos contra aproximadamente 35% de eleitores simpáticos ao nome do atual governador e candidato à reeleição, Cássio Cunha Lima (PSDB).

             Desde dezembro, quando foram divulgadas as primeiras aferições, o senador peemedebista se mantem com 10 pontos percentuais de maioria em relação ao seu principal algoz. Mesmo com a ampla vantagem detectada pela Consult, Maranhão não dá descanso ao governador e tem colocado o seu time em campo na ofensiva com duros ataques ao governo, numa tentativa nítida de desgastar ao máximo o adversário.

             Por outro lado, Cássio utiliza ao extremo a máquina, já cambaleada, do Estado para reverter o favoritismo do ex-governador. E tome Ciranda de Serviços, Boa Nova e A Casa é Sua, além de múltiplas inserções no horário nobre da televisão mostrando as obras e ações governamentais. Aquele garoto propaganda que circula por toda a Paraíba realmente é o melhor auxiliar de Cássio neste governo. Ninguém estranhe se daqui a pouco o ator não for canonizado pelo grupo Cunha Lima caso venham a ganhar as eleições deste ano.

             Na disputa ao senado, o cenário não é diferente. O senador Ney Suassuna consegue nas pesquisas se manter a distância de cerca de 15 pontos percentuais frente ao ex-prefeito de João Pessoa Cícero Lucena (PSDB), pré-candidato ao senado federal pelo tucanato paraibano. Ney colhe os frutos de seu desempenho na liderança do PMDB que rende prestígio junto ao governo federal traduzido em liberação de verbas para quase todos os municípios do estado. Com uma base invejável de prefeitos, o senador inve$te pesado para manter os alcaides sob seu controle.

             Cícero, asfixiado pela as conseqüências de sua prisão pela Polícia Federal, não ultrapassa o patamar de 25 % nas pesquisas. Sem bases eleitorais fora da região metropolitana da capital e desgastado pelas denúncias que responde na Justiça de desvio de verbas e superfaturamento de obras, o ex-prefeito pessoense é desacreditado por muitos aliados da base do próprio governador Cássio, que insistem na mudança de nome para disputar ao senado. Nesse caso, o presidente da Assembléia Legislativa, Rômulo Gouveia é apontado como alternativa.

             Esse xadrez político para muitos já está definido, para outros o negócio só começa pra valer em junho, depois das convenções onde sairão definitivamente os nomes e chapas que disputarão o controle da sofrida pequenina. Pra falar a verdade, nossa terrinha merece muito mais do que verde e vermelho. Na busca pelo arco-íris de boas opções políticas, ainda estamos bem distantes, infelizmente.


           
Publicidade
 

2005 © Todos os direitos resernados. Escrita Livre. Site desenvolvido por Diego Rodrigues, com colaboração de Aderbal Nunes.