Arte e Cultura
  Esporte
  Cidade
  Educação
  Eventos
  Humor
  Entrevista
  Galeria Virtual
  Saúde
  Meio Ambiente
  Política
  Anuncie
  Expediente
 
 
  O poder da mídia
Heron Cid

           A disputa política pelo domínio de partidos e lideranças no estado, travadas durante a semana passada, revelou a força que os veículos de comunicação detêm sobre as eleições no estado. O fato ficou explícito após o empresário Roberto Cavalcanti, dono do Sistema Correio de Comunicação, se desfiliar do PMDB, comandado pelo senador José Maranhão, pré-candidato ao governo no próximo ano.

           Alegando razões de foro íntimo, Roberto, saiu das hostes peemedebistas logo em seguida ao ingresso do ex-governador Wilson Braga na legenda. A falta de afinidade entre o empresário e o ex-governador foi motivada pelo assassinato de Paulo Brandão, ex-sócio de Cavalcanti, por assessores de Wilson Braga, na época governador.

           O governador Cássio Cunha Lima assediou pessoalmente, Roberto Cavalcanti, para celebrar uma aliança política com vistas em 2006. Ofereceu várias opções partidárias e discutiu a participação do empresário na chapa governamental. Partidos da base do governador se colocaram a disposição para facilitar o acordo.

           Enquanto Roberto Cavalcanti era assediado pelo governo, o empresário José Carlos da Silva Júnior, proprietário do Sistema Paraíba de Comunicação (TV Cabo Branco e Paraíba, entre outros), dava demonstração de insatisfação com o assédio ao seu concorrente e emitia sinais de aproximação ao PMDB. O presidente do PMDB Haroldo Lucena chegou a garantir que Silva Júnior estaria filiado ao partido.

           No final das contas Roberto Cavalcanti se filiou ao PMR, ligado a Igreja Universal do Reino de Deus, atualmente neutro em relação à batalha eleitoral do próximo ano. Já o dono do Sistema Paraíba assinou ficha de filiação ao PSDB de Cássio.

           A guerra travada por Maranhão e Cássio pelo “apoio” dos grupos de comunicação objetiva, claramente, a utilização desses meios para construção dos discursos de campanha. O jornal, o rádio e a televisão influenciam, substancialmente, na decisão do eleitor, principalmente os menos esclarecidos.



           
Publicidade
 

2005 © Todos os direitos resernados. Escrita Livre. Site desenvolvido por Diego Rodrigues, com colaboração de Aderbal Nunes.