Patrocínio

___________________



Realização



Cobertura Exclusiva
 

Projeto Paraíba Cine Senhor

            Hoje, na cidade de Monteiro, também conhecida como “cidade da música e da poesia”, será aberto oficialmente o projeto Paraíba Cine Senhor, patrocinado pela Petrobras e realizado com o apoio da Empresa de Serviços Culturais e da Universidade Federal da Paraíba, através da Coordenação de Extensão Cultural (COEX). O projeto visa capacitar pessoas para trabalharem em produções audiovisuais.

            Nessa nova edição do projeto, além da cidade de Monteiro, o Paraíba Cine Senhor vai passar também pelas cidades de Areia, Taperoá, Capim e Cabaceiras. A escolha dessas cidades se deve ao fato de todas estarem ligadas ao movimento artístico paraibano: “Cabaceiras é a Roliúde Nordestina, Taperoá teve uma minissérie de TV gravada recentemente, Monteiro foi palco de vários filmes paraibanos, Areia é conhecida pelo seu famoso festival de artes e Capim tem em seus habitantes, a força necessária para se tornar uma grande cidade”, explica Orlando Junior idealizador do projeto.

            O projeto oferecerá uma série de dez oficinas ligadas ao fazer audiovisual. Durante uma semana os inscritos participarão das oficinas de roteiro, direção, produção, direção de arte e figurino, maquiagem, edição, noções de câmera, fotografia, teoria do cinema e noções de cinema brasileiro e no final, divididos em grupo, realizarão um vídeo, em equipamento digital, onde sejam exaltados ou resgatados valores culturais do município. “Tudo funciona como uma sala de aula, os alunos não escolhem quais oficinas querem fazer, eles têm que passar por todas”, diz Shilon Gama, Coordenadora Pedagógica do projeto.

            O projeto Paraíba Cine Senhor foi aprovado numa nova linha de atuação do Programa Petrobras Cultural: a formação. Esta nova linha busca ampliar as possibilidades de recepção das artes e de outras manifestações culturais, privilegiando a educação para e pelas artes. Assim, a empresa investe diretamente na aproximação do público e também na sua capacidade criadora e noção de pertencimento à sociedade.

            Além das oficinas, o projeto também realizará duas mostras de produções audiovisuais, uma de cinema nacional e a outra de audiovisuais paraibanos. Os filmes nacionais serão exibidos nos períodos da manhã e tarde para alunos matriculados nas redes de ensino das cidades. Posteriormente esses filmes servirão como suporte para discussões em sala de aula. Já os audiovisuais paraibanos serão exibidos a noite para os alunos inscritos no projeto e demais pessoas da comunidade. Após essas exibições acontecerão debates com os realizadores dessas produções. “Isso servirá para desmistificar um pouco essa aura glamourosa que o cinema tem”, completa Valdir Santos Coordenador Geral do projeto.

            Para sua realização, o projeto conta ainda com o apoio das prefeituras das cidades envolvidas, do Departamento de Comunicação e Turismo e do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Audiovisual (NEPAU), ambos da UFPB, do Fest Aruanda, do Serviço Social do Comércio (SESC) e da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD - PB). “Ao final do projeto teremos um verdadeiro banco de imagens da Paraíba, que podem explicar bem a cultura de nossa gente”, finaliza Shilon Gama.

            Você pode ficar por dentro das notícias do projeto acessando o site www.escritalivre.com.br/projetos/cinesenhor .


2008 © Todos os direitos reservados a Escrita Livre. Desenvolvido por Diego Rodrigues e Pedro Henrique