Patrocínio

___________________



Realização



Cobertura Exclusiva
 
Um fazedor de filmes emocionante

          A Mostra Paraibana de Audiovisuais, parte integrante do projeto PARAÍBA CINE SENHOR, teve, na noite de ontem, uma exibição que emocionou a todos e rendeu muitos questionamentos. O vídeo exibido foi Um Fazedor de Filmes de Arthur Lins e Ely Marques e conta a história de Ivanildo Gomes, um fazedor de filmes do interior da Paraíba.

          Remando contra a maré das dificuldades, esse rapaz da cidade de Soledade, vem mobilizando e envolvendo em suas produções, moradores que, de uma hora para outra passam a conviver com o mundo mágico do cinema (muito embora suas produções sejam rodadas no primitivo VHS). “Não importa em que suporte se está produzindo, o que se deve é produzir sempre”, destacou Lúcio César, que vai ministrar a oficina de noções de câmera.

          Shirley Martins, que ministra a oficina de direção e foi à editora do documentário, debateu a produção com os presentes e explicou algumas curiosidades que ocorreram durante todo o processo de realização do vídeo. “O que vocês viram foi um vídeo de 20 minutos, mas nós tínhamos mais de vinte horas de material gravado” diz a editora.

          Dois alunos da cidade do Congo, que estão matriculados nas oficinas do projeto, viram na produção, semelhanças com o que enfrentam na cidade, já que também estão produzindo vídeos: “Nossa, até os problemas que ele enfrenta, são os mesmos que enfrentamos”, diz Bentinha. Um morador de Soledade, que faz universidade em Monteiro, falou da luta de Ivanildo para continuar a fazer seus vídeos.

          E assim o projeto PARAÍBA CINE SENHOR cumpre um de seus principais objetivos que é fazer com que as pessoas questionem e debatam nossas produções audiovisuais. “Fiquei feliz com o resultado do debate que promovemos hoje”, disse Valdir Santos Coordenador Geral do projeto.

          O projeto PARAÍBA CINE SENHOR é patrocinado pela Petrobras e conta em sua realização com o apoio da Empresa de Serviços Culturais, da Universidade Federal da Paraíba, através da Coordenação de Extensão Cultural (COEX), da Prefeitura Municipal de Monteiro, do Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB, do Serviço Social do Comércio (SESC), do Fest Aruanda, do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Produção Audiovisual (NEPAU) e da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD-PB).



2008 © Todos os direitos reservados a Escrita Livre. Desenvolvido por Diego Rodrigues e Pedro Henrique