Patrocínio

___________________



Realização



Cobertura Exclusiva
 
Gravações movimentam cidade de Areia

         As gravações dos trabalhos práticos do projeto PARAÍBA CINE SENHOR, estão movimentando a cidade de Areia desde o último sábado, dia 17 de maio. Quatro vídeos estão sendo gravados e todos resgatam histórias ou personagens da cidade.

         O primeiro a ser gravado foi Colégio Santa Rita, que vai abordar a história de um dos colégios mais importantes da cidade, palco de histórias clássicas e alunos especiais. Já no documentário Gameleira, os alunos vão contar a história da árvore que foi derrubada por um prefeito por achar que ela estava impedindo a cidade de crescer. Os alunos gravaram em vários locações, inclusive no lugar onde ela cresceu, atualmente um terreno baldio.

         O historiador Tancredo Torres, figura importante na cidade, também está contando sua história na produção O Guardião da Memória. Durante toda a tarde deste domingo (dia 18), os alunos conversaram com o historiador e conseguiram extrair do entrevistado histórias importantes que contam a própria formação da cidade.

         O último trabalho a ser gravado será O Solar, sobre o primeiro casarão da cidade de Areia. Construído no início do século XIX, o sobrado é um dos únicos a possuir uma senzala interna. Suas histórias de fantasmas, inclusive, inspiraram alguns alunos inscritos no projeto a realizarem um vídeo.

         O projeto PARAÍBA CINE SENHOR é patrocinado pela Petrobras e conta em sua realização com o apoio da Empresa de Serviços Culturais, da Universidade Federal da Paraíba, através da Coordenação de Extensão Cultural (COEX), da Prefeitura Municipal de Areia, do Departamento de Comunicação e Turismo da UFPB, do Serviço Social do Comércio (SESC), do Fest Aruanda, do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Produção Audiovisual (NEPAU) e da Associação Brasileira de Documentaristas (ABD-PB).



2008 © Todos os direitos reservados a Escrita Livre. Desenvolvido por Diego Rodrigues e Pedro Henrique