Temas começam a serem propostos

Orlando Junior

         O projeto Paraíba Cine Senhor, contemplado na edição de 2008 do Programa BNB de Cultura, teve, no dia de ontem (dia 09), os primeiros temas propostos para a produção dos vídeos.

         Todos eles resgatam personagens ou histórias da cidade de Serra Branca e assim cumprem uma das propostas essenciais do projeto, que é o resgate da identidade cultural da cidade.

         Os temas são os mais variados possíveis. Um dos grupos vai mostrar a vida e obra do maestro Joca Lôpo, um dos expoentes da música serrabranquense.Já a Professora e o Polonês, recupera uma história real acontecida na cidade que remonta a luta de libertação da Argélia do domínio francês.

         As mulheres também foram lembradas e encabeçam os temas de duas produções: Maria Aboiadeira, foi a primeira mulher da cidade que ousou transgredir um padrão instituído pela sociedade, protagonizando algo que é tão incomum para o universo feminino, que é a prática do aboio. Já Estelita Antonino de Sousa foi uma das pioneiras da educação no município.

         Os homens também vão ter suas história lembradas. O padre Cônego João Marques Perreira foi um desses religiosos que marcam para sempre a vida de cidades do interior, tanto pelo seu carisma como pelo trabalho social desenvolvido. Outros temas foram propostos e quatro serão escolhidos para serem produzidos pelo projeto.

         O projeto Paraíba Cine Senhor é realizado pela Empresa de Serviços Culturais, pela ONG AMPPARE, contando também com o apoio do Ponto de Cultura Anjos da Caatinga, do SEBRAE, do Projeto Histórico e Cultural do Cariri e da Mandala Cultural do Cariri.

  Apoio cultural:    

Ponto de Cultura Anjos da Caatinga
- Projeto de Turismo Histórico e Cultural do Cariri
- Mandala Cultural do Cariri
Patrocínio
Realização
Cobertura exclusiva