O Projeto | Oficinas | Materias | Equipe | Fotos | Principal
 Reciclagem de Papel

          A oficina Reciclagem de Papel, ministrada pelo professor Mafaldo Júnior, foi outra oficina que fez muito sucesso no projeto Férias na Escola. Contando com uma turma de aproximadamente 30 alunos, o professor, abordou vários assuntos como a origem do papel e a importância da reciclagem em época de efeito estufa.

          “Na verdade era uma oficina para ser feita em 40 horas, mas eu acho que dois dias foram bem interessantes, pelo menos para fazer com que a moçada sinta o que é a oficina em si. Já do ponto de vista do suporte papel eu achei que foi um resultado bom, porque sempre deixa alguma coisa de expectativas neles, e a partir disso já é um meio caminho para eles procurarem desenvolverem de uma forma mais aperfeiçoada o feitio do papel reciclado”, explicou Mafaldo Junior.

          Depois da parte teórica os alunos foram para a parte prática e foi muito divertido vê-los triturando papel no liquidificador e depois espremendo para tirar toda a água da massa que se formou. Mas quem esperava brincadeira se enganou, todos agiram com muito empenho e interesse. “Prestei muita atenção e achei todo o processo muito interessante, principalmente nessa época em que vivemos, onde se derrubam árvores cada vez mais para se fazer papel e reciclando, nós podemos diminuir um pouco essa matança”, diz a aluna Soraia Geane, de 16 anos que cursa a oitava série.

          O melhor da oficina foi ver os alunos de, instante em instante, olhando as folhas de papel reciclado que fizeram para se certificarem que já estavam secas. Alguns olhavam de forma tão fixa que até pareciam duvidar que foram eles mesmo que fizeram. As folhas de papel, que os alunos realizaram, ficaram em exposição na própria escola, para que todos possam constatar que é possível sim reciclar para podermos viver num mundo melhor.

          O projeto Férias na Escola é patrocinado pelo Fundo Municipal de Cultura (FMC) e realizado pela Empresa de Serviços Culturais com o apoio da Universidade Federal da Paraíba, através da Coordenação de Extensão Cultural (COEX).





Patrocínio: Realização: Cobertura: