Essa é Minha Escola Sim Senhor

Até o início dos anos 1990 o ensino público era considerado bom, muito embora existissem pessoas que o considerassem fraco e sem perspectivas de melhorias tanto pela falta de atenção do estado como por culpa dos próprios professores que, ao também lecionarem na rede particular, a esta demandavam mais atenção e força de vontade. Por essa época também era possível ver um bom número de alunos da rede pública aprovados no concurso vestibular.

Com o descaso dos sucessivos governos que mandaram nesse país tanto na escala federal como municipal e estadual, o ensino público foi perdendo credibilidade e ingressou numa época de sucateamento, pouco investimento e salários incompatíveis com a importância que o setor Educação merece. Isso gerou falta de confiança, escolas públicas vazias e depredadas, além de serem vistas como lugar onde estudam pessoas pouco interessadas, de baixo nível intelectual e com um pé na marginalidade!

Só restou ao aluno, que permaneceu nas escolas públicas, a vergonha e o medo de dizerem que estudavam numa, criando dessa forma uma barreira intransponível que pode ser considerado um primeiro obstáculo para se tentar mudar esse caótico quadro da educação no país.

Com essa nova linha seguida pelo governo municipal, algumas mudanças já são notadas e sentidas no que tange principalmente a melhoria do ensino como também da própria infra-estrutura física das escolas. É comum ouvir comentários que frisam que aquela escola municipal é tão bonita que nem parece uma escola pública!

O projeto ESSA É MINHA ESCOLA SIM SENHOR surge exatamente nesse momento para tentar ajudar na reversão desse quadro de desconfiança que ainda reina. Usando a poderosa ferramenta do audiovisual, o projeto capacitará alunos da escola Virginius da Gama e Melo, no bairro de Mangabeira, com oficinas de realização em vídeo. Durante duas semanas serão ministradas aulas práticas de Roteiro, Produção, Edição, Direção, Câmera, Som, Trilha Sonora, Fotografia e ainda Noções de Cinema Brasileiro e Cinema e Problemática Social que proporcionará ao aluno a oportunidade de entender um pouco mais sobre o audiovisual e sua importância para o pleno desenvolvimento de uma nação.

No final das aulas os alunos realizarão vídeos onde eles vão apresentar a sociedade sua escola. Durante cinco minutos eles vão mostrar o que de bom sua escola tem e como isso pode ser usado para benefício da comunidade no qual a escola está inserida. Se no final de tudo isso um aluno que seja tiver perdido a vergonha de dizer que estuda numa escola pública o projeto já terá valido a pena!

Patrocínio
_blank
_blank
Realização
_blank
Cobertura
_blank