Edição para Cinema movimenta o projeto

         A arte de se montar as cenas de um filme foi o tema da oficina de Edição para Cinema ministrada por Matheus Andrade, radialista, professor do Departamento de Comunicação da Universidade Federal da Paraíba e diretor de filmes como Diário de Um Suicida e Uma Flor na Várzea,

         A aula levou noções de programas utilizados para edição e conceitos necessários para um bom trabalho de editor para os alunos, esses participaram ativamente com duvidas e sugestões, principalmente no momento de exemplificação de uma edição de vídeo. Sobre o caminho de se levar o cinema até estudantes de escolas públicas Matheus diz que “a importância maior é tentar criar uma cultura cinematográfica nesses espaços do ensino publico já que são tão carentes desse tipo de discussão, se agente parte do pressuposto que o audiovisual é algo tão presente no nosso cotidiano. Todo dia agente vê TV, todo dia agente vê filme, todo dia agente ouve sonoridades, enfim, é interessante tentar levar principalmente para as escolas públicas por conta da falta de visibilidade de investimento nessa área e por conta da carência mesmo de uma educação audiovisual, por isso, é importante agente levar esses cursos para tentar desenvolver uma cultura cinematográfica já que o cinema tem essa capacidade de até mesmo transformar essas pessoas”, explica.

         Em relação às características básicas a um bom editor de imagens, o oficineiro ressalta a paciência e visão: “as características básicas na minha concepção é ter paciência, muita criatividade, muita reflexão sobre essas construções e articulações das sonoridades. É ter uma capacidade muita mais de construir a partir de reflexões do que ser um mero técnico. Então, paciência, criatividade e visão reflexiva sobre esses produtos audiovisuais acho que é o grande mérito do editor, porque é ele que define o produto final, então ele tendo essa paciência e essa carta na manga de criatividade consegue dar um bom resultado ao trabalho audiovisual”.

         O projeto ESSA É MINHA ESCOLA SIM SENHOR é uma realização da Empresa de Serviços Culturais (EMSERC) com o patrocínio do Fundo Municipal de Cultura (FMC) e da Prefeitura Municipal de João Pessoa.


Patrocínio
_blank
_blank
Realização
_blank
Cobertura
_blank